Como colocar a beleza da Primavera dentro do seu apartamento.

Categoria: Meu apê Data: 22/09/2022

Flores e folhagens, novas cores nos ambientes e troca de estampas nas roupas de cama e estofados, são algumas das alternativas. 

É na primavera que surgem flores de todos os tipos, encantando os olhos e perfumando o ar – nos jardins e, por que não, dentro das moradias?! Transportar essa temática para a decoração é um prazeroso exercício de criatividade.

Pinturas, adesivos e papéis de parede com tons em rosa, verde mais claro, bege ou laranja, dão aspecto de maior conexão com a estação. Outra dica interessante é modificar a disposição dos móveis dentro dos ambientes, pela sensação de renovaão que essa transformação oferece. Também vale investir nos detalhes: substitua fronhas e capas de almofadas, adote peças coloridas. Espalhe vasos e jarras com flores, naturais de preferência, nos ambientes mais frequentados, inclusive cozinha e banheiro. Buquês de rosas – ou girassóis – oferecem aspecto de maior vivacidade, principalmente se o ambiente contar com boa iluminação, branca. No banheiro, a criatividade é tudo ao escolher toalhas e tapetes. Até o perfume dos sabonetes pode ser mudado.

 

Faça você mesmo: jardim em casa

Pensar em decoração de primavera é falar em flores. Mesmo em apartamentos é possivel ter um belo jardim interno, privilegiando as variedades mais adequadas e aproveitando dicas de como cultivá-las. Flores da época, como orquídeas, violetas e bromélias, são boas pedidas. Você pode cultivá-las em vasos ou em jardins verticais. Conheça algumas variedades ideais para apartamentos:

 

Onze horas

Adaptam-se a qualquer clima, mas preferem mais a luz do sol. Florescem o ano inteiro, apesar de  serem menos ativa em períodos mais frios. O plantio é fácil e elas exigem menos cuidados no dia a dia. São plantas com pétalas delicadas com variedade de cores, a maioria, vibrantes. As Onze Horas têm esse nome por que, próximo do meio-dia, quando o sol está a pino, o florescimento atinge o ápice.

 

Orquídeas

São campeãs para a decoração de ambientes, principalmente porque pedem pouca atenção, embora sejam delicadas. O jarro, ou vaso, deve ficar apoiado em algum suporte para evitar que o vento a derrube. Perla beleza da planta – e da flor – substitua o vaso de plástico por um de barro que, além de mais chique, ajuda a drenar melhor a água. As orquídeas se adaptam aos locais com menos luminosidade ou com iluminação indireta. Importante: observe a coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a planta de lugar.

 

Violetas

São muito admiradas por sua diversidade de cores e delicadeza. Pequenas, têm as folhas cobertas por uma textura que lembra o veludo. As flores são abundantes, mas não exalam perfumes. As violetas não ocupam muito espaço e são fáceis de manter, desde que haja boa luminosidade (nada em excesso) e rega regular (cuidado para não encharcar pois, água demais, faz as raízes apodrecerem). Apesar do nome, violeta não é a única cor da planta, pois existem também as cor-de-rosa, brancas e azuis.

 

Como fazer seu jardim vertical

Com um pouco de espaço – e muita criatividade – sua casa pode ganhar um charmoso jardim vertical. Escolha um espaço arejado e bem iluminado. Então, veja algumas dicas de estruturas que podem ser utilizadas para essa finalidade.

 

Blocos pré-moldados: encontrado nas versões concreto fundido ou socado, este tipo de estrutura pode ser instalada em muros impermeabilizados ou permanecerem sem apoio, já que os blocos oferecem nichos que auxiliam na sua estrutura.

 

Blocos de cerâmica: este tipo de bloco necessita impermeabilização e pintura, além do uso de argamassa no momento de sua instalação.

 

Estrutura modular de plástico: pode ser encontrada em opção individual ou kits, em lojas especializadas em jardinagem. A vantagem é que pode ser instalada nos mais variados tipos de superfícies, permitindo criar jardins diferenciados.

 

Treliças e vasos: com a possibilidade de serem adquiridos em diversos modelos e tipos de materiais, possuem fácil montagem, permitindo um projeto personalizado e autoral.

 

Verde na varanda

Feito com vasos menores dispostos em prateleiras - que podem ser feitas em madeira ou metal -, uns sobre os outros, em pilhas de dois ou três vasos, conforme o tamanho. Então, plante as espécies que mais se adequam ao local, levando em conta, principalmente, a luminosidade e a incidência do sol no ambiente.

Na estrutura das prateleiras, fixe vasos dispostos de forma harmoniosa, para cultivar plantas diferentes das que estão na estrutura da parede. Observe a necessidade de irrigação de cada planta.

 

Painel permanente

Monte uma estrutura com ripas de madeira, cruzadas com espaços de 15 a 20 centímetros uma da outra, de forma a preencher todo o espaço no qual você quer espalhar as plantas. Fixe vasos, de plástico ou cerâmica, cobrindo quase toda a estrutura de madeira (as plantas se encarregarão de esconder o restante). Escolha plantas com boa ramificação, de modo que formem um efeito cascata, umas sobre as outras. Observe as condições de luminosidade do ambiente e a incidência de luz solar na hora de escolher as plantas. Não esqueça que é um painel permanente, então, as plantas necessitam de cuidados como irrigação, adubação (preferência para húmus de minhoca) e, de tempos em tempos, poda. Na frente, e abaixo, um móvel para receber o aparelho de televisão, candelabros e outras decorações. Evite flores e folhagens, pois já há suficiente no jardim vertical. Um espaço para bebidas a um canto do balcão é interessante. Na parte de baixo, podem ser dispostos livros e, até, criado um espaço para taças.

 

Um clássico

Esse é um clássico dos jardins verticais: revestir toda parede com ripas cruzadas, com espaço de 15 a 20 centímetros entre elas. Observe para que seja madeira de boa qualidade e lembre de fazer o revestimento, com pintura ou verniz. A fixação na parede deve ser por meio de buchas e parafusos 6, em quantidade suficiente para deixar firme e com capacidade para receber peso. Espalhar vasos, de forma simétrica, que não escondam a treliça de madeira, ajuda no efeito rústico. Podem ser plásticos ou cerâmicos que, inclusive, ficam ainda mais atrativos com uma pintura com cores variadas e vivas, dependendo da sua criatividade e preferência. Folhagens e plantas florais, especialmente suculentas de maior porte, podem ser dispostas a seu gosto, sem regramentos.

Com informações de https://www.decorfacil.com e www.vivadecora.com.br.

 

Violetas são plantas mais delicadas, mas ótimas para decorar ambientes, principalmente quando colocadas mais próximas das janelas.

Crédito: www.vivadecora.com.br