Hora da mudança: cuidados básicos no descolamento dos móveis

Categoria: Meu apê Data: 20/06/2021

É chegado o tão aguardado momento da mudança. Mas e agora, o que é necessário priorizar no deslocamento de objetos para o novo lar?
Dentre tantos detalhes, o mobiliário merece atenção especial – afinal, muitos móveis acabam sofrendo com arranhões ou falta de manuseio adequado na hora do transporte. Para evitar que a euforia da mudança se transforme em dor de cabeça e prejuízos, separamos algumas dicas para conduzir esse processo sem maiores problemas.
Confira:

Invista no plástico bolha

Útil e indispensável, o plástico bolha é uma das melhores opções para que os móveis fiquem bastante protegidos do contato com outros objetos, não apenas durante o transporte no veículo de mudança, mas também no momento de serem colocados e retirados do caminhão. Dependendo do tipo de móvel, papelões, jornais e fitas adesivas poderão ser igualmente utilizados.

Evite movimentar móveis pesados sozinho

Nessa hora, não é momento para preciosismos com móveis ou objetos mais robustos que são guardados com muito carinho: justamente para preservá-los, é preciso deixar que mais pessoas ajudem no carregamento. Isso acontece com mais frequência quando se trata de objetos raros e mais caros, como peças de mármore. Contudo, qualquer outro item dessa categoria demanda um ‘esforço coletivo’ – até para evitar problemas na coluna pelo excesso de peso.

Em caso de móveis sob medida, contate quem os montou

Personalizados para a otimização de cada moradia, o mobiliário sob medida exige um cuidado redobrado na hora do desmonte – afinal, nada mais adequado do que retirar do jeito que foi colocado. Assim, é preferível chamar a equipe que o confeccionou, já que esses profissionais têm conhecimento para desfazer e depois remontar as peças do objeto, de modo que o móvel seja bem conservado para a utilização na nova moradia.

Deixe os móveis separados de acordo com o ambiente

Lembre-se de reunir pequenos objetos de decoração e mobília de menor porte em caixas, de maneira a separá-los conforme o ambiente. Nesse caso, plástico bolha e jornal também podem ser utilizado na proteção de itens delicados. Outra dica é escrever sobre as caixas o nome do cômodo de destino de cada uma. Esse processo de separação vai ajudar na organização da nova casa, possibilitando menor movimentação dos objetos e, com isso, diminuindo os riscos de quedas, trincos e avarias.

Dicas bônus para auxiliar na mudança

Algumas orientações gerais e práticas não podem passar despercebidas no decorrer da mudança. As principais delas são:

▪ Fazer uma lista com cronogramas para que a mudança seja feita com tranquilidade;
▪ Checar o que precisa ser levado antes de iniciar a mudança;
▪ Comunicar o novo endereço em locais necessários para receber correspondências corretamente;
▪ Verificar todos os documentos importantes;
▪ Se possuir animais de estimação, verifique antes como será feito o transporte para que seja com segurança;
▪ Providenciar com antecedência mínima de um mês todos os materiais para a mudança, como fitas adesivas, jornais, caixas de papelão, etc;
▪ Verificar a voltagem da nova casa e checar se os eletrodomésticos são da mesma categoria;
▪ Caso more em prédio, informe ao porteiro e ao síndico o dia da mudança, assim evita-se possíveis problemas de deslocamento.

Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais! Temos muita coisa para compartilhar ????