Adapte sua casa para os pets com dicas práticas e simples

Categoria: Meu apê Data: 21/09/2020

Eles são como membros da família. Em muitas delas, inclusive, ocupam espaço de destaque dentro de casa. Por isso, os cuidados com animais de estimação têm crescido consideravelmente nos últimos tempos. Isso se reflete, também, na concepção do lar – já que é preciso adequar o ambiente doméstico para conviver com os bichinhos, que, somente no Brasil, somam uma população de aproximadamente 78,1 milhões de cães e gatos, segundo dados de 2018 do IBGE.

Então, aqui vão algumas dicas para adaptar a decoração e a arquitetura de sua casa ou apartamento para os pets ????

Preste atenção ao escolher estofados, cortinas e tapetes

Quando for comprar esses acessórios para seu lar, lembre-se de levar em conta alguns aspectos relacionados à praticidade e prevenção – para que a durabilidade do material seja maior. Para os sofás, é preciso escolher tecidos mais fáceis de limpar e que são mais resistentes às unhas e mordidas dos animais, como a lona estonada, que pode ser limpa com água, sabão e escova de roupa. A impermeabilização também funciona como grande aliada para proteger ainda mais os tecidos e facilitar a limpeza em caso de acidentes. Caso já tenha um sofá interessante e não quer se desfazer, aposte em capas.

No caso das cortinas, dê preferência aos tecidos sintéticos. Se tiver persianas, tome cuidado com aquelas cordas de ajuste, pois os pets costumam se envolver nelas. Tapetes também são permitidos, mas esqueça o carpete que acumula odores, umidade e pelos.

O modelo de piso também faz diferença

A grande maioria dos pets anda livremente pela casa. Ou seja, é necessário ter um piso que seja fácil de limpar e tenha uma maior durabilidade. Pisos de madeira podem ser uma opção, mas lembre-se que, dependendo do tamanho do animal, as suas unhas podem arranhar a superfície – especialmente em peças com acabamento muito brilhante. Portanto, os revestimentos mais recomendados para os lares com pet são os pisos cerâmicos, porcelanatos e os cimentícios.

Opte por texturas de fácil limpeza nas paredes

Nesse caso, para facilitar a higienização, escolha tintas acrílicas laváveis. Esses produtos permitem uma limpeza mais eficaz das superfícies e são capazes de manter a cor original por mais tempo – tons off-white são mais fáceis de manter que o branco absoluto, por exemplo.

Segurança e lazer lado a lado

É preciso aliar elementos de segurança para o pet com a funcionalidade do ambiente. Instale tela de proteção e evite deixar móveis, caixas e objetos próximos das janelas, bem como fios e plantas (essas, inclusive, podem ser tóxicas ao pet, por isso certifique-se que a espécie não fará mal para o seu bichinho de estimação). Também não se esqueça do local onde ele irá dormir, comer e fazer suas necessidades. Além disso, deixe muitos brinquedos a disposição – evitando que ele possa pegar algum objeto da casa para brincar.

Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais! Temos muita coisa para compartilhar ????