O que é o conceito e como fazer para morar bem
O conceito sobre o que é e como morar bem, atualmente, difere bastante do que pensavam as pessoas na década de 1970, por exemplo, quando apartamentos e casas tinham que ser amplas, bem ventiladas e com estrutura para receber os equipamentos que então se modernizavam e popularizavam, como máquinas de lavar roupa, refrigeradores e aparelhos de televisão, entre outras inovações. Detalhes arquitetônicos imponentes também faziam a diferença numa época em que a imaginação apontava para carros voadores e robôs como empregados domésticos já no começo dos anos 2000.
Cerca de 50 anos se passaram e os carros não voam – ainda! -, nem os robôs não substituíram os trabalhadores, pelo menos não da maneira como era imaginado. Nesse meio tempo, o conceito de morar bem passou a depender basicamente da disponibilidade financeira das famílias e as amplas residências foram “encolhendo” de tamanho.
Hoje é comum encontrar casas e apartamentos com pouco mais de 40 metros quadrados. A redução da metragem é consequência do potencial de compra das famílias e, principalmente, acompanhou a mudança dos tempos: não só o homem é o provedor da casa. A mulher também passou a trabalhar fora e, com isso, os filhos começaram a ser deixados em creches e, em seguida, passaram a frequentar escolas de turno integral. A casa, daí, passou a ser o lugar para repouso do núcleo familiar, e não mais um espaço de lazer, festa e confraternizações com os parentes e amigos. Paralelamente, os condomínios se popularizaram em nome de uma maior segurança diante do aumento da violência urbana.
8 itens que dão forma ao conceito moderno de morar bem
1. Conveniência
Hoje, com a disponibilidade de tempo cada vez mais escassa para atividades pessoais e profissionais, morar bem significa ter conveniências básicas próximas ao lar. As pessoas não querem perder tempo indo às padarias, restaurantes, bancos, mercados e outros tipos de comércio, por isso a proximidade com estes estabelecimentos é vista como maior praticidade na rotina
2. Boa localização e facilidade de deslocamento
Tudo a ver com qualidade de vida. O conceito antigo de morar referia-se a quem morasse em um imóvel grande, mesmo que em a localização não fosse não próxima dos grandes centros urbanos. Já o conceito moderno está alinhado à facilidade, ou seja: mais importante do que o tamanho é uma boa localização, com meios de transporte próximos, escolas, hospitais, centros comerciais.
3. Lazer
Morar bem também significa não deixar o lazer e a vida social de lado. Os bairros com opções de entretenimento para os dias de folga, como shoppings, parques, cinemas, clubes e bibliotecas, são os preferidos por estes itens serem importantes para assegurar uma rotina mais leve, feliz e satisfatória.
4. Infraestrutura
Saneamento básico (com uma eficiente rede coletora de águas e esgoto), iluminação nas ruas, abastecimento de água, asfalto em dia, boa rede de telefonia e de internet, entre outras situações, caracterizam uma boa infraestrutura. Primeiros aspectos a serem considerados na hora de decidir onde vai morar.
5. Segurança
A violência pode surpreender as pessoas em qualquer lugar, mas quanto maior for a segurança do bairro e do condomínio, maiores as chances da família optar por aquele lugar para fixar residência. Os lugares com altos índices de criminalidade colocam limitam as possibilidades de deslocamento das pessoas. Por isso, recursos como câmeras de segurança, alarme e segurança privada, também fazem parte do conceito moderno de morar bem.
6. Economia compartilhada
A economia também passou a fazer parte do dicionário que descreve o conceito moderno de morar bem. Morar de forma compartilhada é uma possibilidade que incentiva o convívio e a troca de experiências com outros moradores, o que garante uma experiência enriquecedora e social, além de proporcionar aspectos voltados à sustentabilidade.
7. Menos é mais
A ideia de que morar bem que implica viver em apartamento enorme está mudando. A otimização dos espaços e o bom aproveitamento dos ambientes permitem conforto em uma metragem menor. Isso garante liberdade de escolha quanto à localização do imóvel, tornando possível morar local privilegiado que, antigamente, poderia ser inacessível.
8. Sustentabilidade
A palavra desperdício que realmente não cabe mais dentro do conceito moderno de morar bem. Cada vez mais, a busca é por opções sustentáveis de consumo e moradia. Ter horta orgânica, bicicletário, compartilhar serviços, tudo isso, sim, é valorizado e está presente cada vez mais intensamente no cotidiano das grandes cidades.
Gostou das dicas? Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais para mais conteúdos informativos! ????