Vantagens de sair do aluguel e investir no imóvel próprio
Sonho de muitos que vislumbram um planejamento familiar a longo prazo, a compra do imóvel próprio parece, por vezes, distante, especialmente por conta do valor do investimento. É então que o aluguel surge como solução para atender à necessidade imediata de moradia. Mas será que essa forma de pensar é mais vantajosa do que investir na aquisição de um patrimônio?
Para ajudar você a tomar essa decisão, listamos alguns pontos que mostram por que ter o próprio imóvel representa segurança patrimonial, estabilidade financeira, realização pessoal, economia e valorização futura.
Melhora assertiva na vida financeira
O principal ponto positivo na hora de optar pela compra de um imóvel é o custo-benefício do investimento. Ao contrário do aluguel, as parcelas pagas para a aquisição da casa ou do apartamento próprio serão destinadas a um patrimônio que será seu. Isso significa a opção por um planejamento sólido, que garante uma maior estabilidade financeira no futuro – ou seja, é trocar uma despesa mensal por um investimento.
O imóvel próprio como futura fonte de renda
Dependendo da localização e infraestrutura do prédio, as chances de valorização do imóvel são altas – possibilitando, quem sabe, uma futura venda por um valor acima do adquirido. Porém, outra grande fonte de renda que se apresenta como excelente opção futura é o próprio aluguel do apartamento ou da casa – permitindo uma renda segura, já que, além de ter o dinheiro guardado em um patrimônio físico, será possível contar com um faturamento mensal. Além disso, em muitos casos, a vida útil de uma moradia é maior do que a expectativa de vida de seu dono, se tornando uma herança para as seguintes gerações da família.
Liberdade e realização pessoal
Quem está acostumado a morar em aluguel sabe que dificilmente é possível personalizar a moradia, pois qualquer alteração terá que ser desfeita quando houver mudança. Outro fator é a necessidade de autorização do proprietário para realizar qualquer tipo de reforma, seja na estrutura da construção de detalhes. Por outro lado, a estada na casa ou apartamento próprio permite que um simples furo na parede para pendurar um quadro ou a nova tintura de uma peça não se tornem uma dor de cabeça. Isso gera satisfação, pois há a verdadeira sensação de estar habitando em seu próprio lar.
Aquisição facilitada
O esforço e a determinação para se chegar à compra de um imóvel são inegáveis. Mas tudo fica mais fácil quando o mercado se apresenta como parceiro do investidor, incentivando a troca do aluguel pela estabilidade a longo prazo. Por isso, é importante buscar empreendimentos que trabalhem com medidas como o parcelamento do valor do imóvel, possibilitando o financiamento em bancos que possuam políticas de incentivo, a exemplo da Caixa Econômica Federal, fomentando a compra responsável e permitindo uma maior tranquilidade para quitar as parcelas.
Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais! Temos muita coisa para compartilhar ????