Jardim vertical é opção para decorar e dar vida à espaços internos em apartamentos

Categoria: Meu apê Data: 18/01/2022

Ter um refúgio verde dentro de casa é um sonho de muitas pessoas que moram em apartamento. Porém, falta de espaço, pouco tempo para cuidar e desconhecimento de quais espécies podem ser cultivadas em ambientes internos acabam sendo problemas que afastam a ideia de um jardim doméstico. Por isso, tem virado tendência uma forma prática e funcional para ajudar os moradores nessa missão: os jardins verticais.

 Eles dão vida, cor e qualidade ao ambiente, se apresentando como um ótimo jeito de redecorar o espaço gastando pouco, e com ideias criativas ainda cabe em qualquer canto do imóvel. Veja algumas sugestões para criar o seu próprio jardim vertical dentro de casa:

Esteja ciente das vantagens
Tendência atual na decoração de interiores, os jardins ajudam a melhorar o ar da região, reduzem a emissão de poluentes na atmosfera e trazem conforto térmico nos ambientes internos, diminuindo o uso de ar condicionados e gerando economia de energia em até 30%. Ou seja, é ecologicamente correto e se apresenta como uma ótima opção para quem deseja ficar próximo da natureza ou garantir um novo hobby.

Estrutura pode ser simples
Para ter uma parede verde, não é preciso muito investimento. Uma dica é dar preferência para itens reciclados, como vasos feitos de garrafas pet, caixotes de feira pregados na parede criando uma estante, entre outras opções. Prateleiras ou quadros também podem ser usados como suporte para as plantas, apenas é importante que possuam uma base estável para evitar danos às folhagens. Outra alternativa é reaproveitar uma escada dobrável antiga ou pallets.

Escolha as plantas corretas
É importante analisar a incidência da luz solar no local onde será instalado o jardim vertical para escolher as espécies cultivadas. Para ambientes internos onde não há muita exposição à luz do Sol, opte por samambaias, antúrios, asplênios, singônios, véu-de-noiva, dinheiro-em-penca, peperômia, renda-portuguesa, babosa-de-pau e chifre-de-veado. Já para ambientes externos onde há muita incidência de sol, opte por lambari-roxo, aspargo-pluma, barba-de-serpente, colar-de-pérolas, tillandsia, orquídea-grapete, brilhantina, clorofito, hera-inglesa e jiboia.

Cuidados necessários
Em um jardim vertical, o mais indicado é que as plantas sejam regadas diariamente, com pouca água, para que se mantenham bonitas e vistosas. Também vale a pena se informar sobre a quantidade de água que cada planta demanda. Como substrato, uma boa escolha para cultivar plantas em um jardim vertical é a argila expandida, por conta de sua característica de boa drenagem. Outra forma barata para adubar as plantas é fazer uma receita caseira que consiste em bater casca de legumes ou ovos e misturar com húmus. Essa mistura deverá ser colocada nos vasinhos.

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais para mais conteúdos informativos! ????