O Dia Mundial da Energia é celebrado anualmente em 29 de maio.

Categoria: Institucional Data: 29/05/2023

É em nossas moradias que podemos começar a fazer a diferença, como por exemplo, ao economizar energia elétrica no apartamento.

O Dia Mundial da Energia é celebrado anualmente em 29 de maio: Lembra-nos que é importante valorizar a preocupação com a sustentabilidade ambiental e reduzir o consumo dentro dos nossos lares.

Esta data foi criada com o intuito de motivar uma conscientização sobre a importância da poupança de energia e incentivo ao uso de energias renováveis.

É em nossas moradias que podemos começar a fazer a diferença, como por exemplo, ao economizar energia elétrica no apartamento.

 

Nesse sentido, a construção civil tem papel importante, pois cada vez mais traz ao mercado, empreendimentos com o viés da preocupação ambiental e funcional ao mesmo tempo.

Nós da Arcari, estamos sempre contribuindo para o seu crescimento e sustentabilidade.

Os mais de 18 anos de tradição no segmento da construção civil da Arcari Empreendimentos foram coroados com a conquista de uma certificação inédita: o projeto do Residencial Jardim Toscano, idealizado pela construtora na cidade de Farroupilha/RS, recebeu o ‘Selo Casa Azul + Caixa’, no nível Diamante – a mais alta outorga concedida pela Caixa Econômica Federal aos projetos habitacionais brasileiros.

A construtora foi a primeira a obter a condecoração, que atesta a adoção assertiva de soluções urbanísticas e arquitetônicas, utilizando racionalmente os recursos naturais em empreendimentos executados no âmbito dos programas operacionalizados pela instituição financeira.

Por isso neste artigo vamos tratar de um assunto que é importante tanto para o meio ambiente, como para o nosso bolso: como economizar energia elétrica no apartamento.

Separamos oito dicas para economizar energia elétrica no seu apartamento.

 

LUZ NATURAL:

Com os novos eletrodomésticos, lâmpadas e outros equipamentos, o consumo de energia elétrica no apartamento já diminuiu significativamente.

Mas sempre há o que melhorar! Ainda mais porque além de ajudar o meio ambiente, os custos fixos mensais também diminuem.

Esse bem natural pode ser aproveitado ao máximo como ajuda na hora de iluminar espaços do apartamento.

Opte por apartamentos com sacada  que ofereçam a quantidade de luz suficiente para não precisar usar iluminação artificial.

Além destas dicas, há ainda janelas e paredes de vidro. Ou mesmo cortinas bem planejadas e persianas para economizar na energia elétrica no apartamento.

Opte por apartamentos com sacada  que ofereçam a quantidade de luz suficiente para não precisar usar iluminação artificial.

Além destas dicas, há ainda janelas e paredes de vidro. Ou mesmo cortinas bem planejadas e persianas para economizar na energia elétrica no apartamento.

 

TONS CLAROS NAS PAREDES E TETO:

Em complemento à luz natural, paredes e teto de cores claras também ajudam a iluminar mais os ambientes do imóvel.

Hoje no mercado há infinitas possibilidades de combinação e tons de cores que agradam todos os gostos e ainda ajudam a diminuir o consumo de energia elétrica.

 

LÂMPADAS COM MENOR CONSUMO:

As lâmpadas incandescentes consomem mais energia do que as lâmpadas de LED. Por isso essa é  hoje a melhor opção para garantir um baixo consumo de energia elétrica no apartamento.

Mesmo que o custo das lâmpadas de LED seja maior, ainda assim vale muito a pena investir neste tipo de iluminação. E hoje, já se encontra facilmente em diversas cores, que podem se adequar melhor ao seu tipo de espaço.

 

DIMMERS E TEMPORIZADORES DE LUZ:

Os controladores de intensidade da luz também ajudam a economizar energia elétrica no apartamento. Muito usados nos quartos podem compor outros ambientes como salas de estar e salas de televisão.

Os temporizadores geralmente são aplicados em áreas externas dos apartamentos, como varandas e acessos. Devem ser instalados onde a presença de pessoas se faz de forma esporádica.

GELADEIRA:

Algo que não fazemos com frequência e que pode ajudar a diminuir o consumo mensal de energia elétrica no apartamento é o controle da temperatura da geladeira. A sugestão que seja feito nas mudanças acentuadas de temperaturas e na troca de estações. Outro ponto que também ajuda muito no consumo é manter a geladeira longe do fogão para que a troca de calor se faça com menos intensidade.

Além disso, verifique sempre como se encontra a borracha de vedação da geladeira. É por ali que muitas vezes o ar frio escapa e o aparelho tem de trabalhar mais vezes para manter a temperatura.

 

EQUIPAMENTOS EM MODO STAND BY:

Esta dica pode garantir uma economia de 10% a 15% de consumo nos equipamentos que permitem ficar em modo stand by. Televisões, computadores, sistemas de som, por exemplo, são os mais comuns.

 

USO RACIONAL DE EQUIPAMENTOS QUE MAIS CONSOMEM ENERGIA ELÉTRICA:

O uso equilibrado dos equipamentos que mais consomem energia, como ferros de passar roupa, chuveiros elétricos e máquinas de lavar fará toda a diferença na conta no fim do mês.

No caso do chuveiro elétrico, é importante cuidar com o tempo gasto e definir a temperatura certa para a estação do ano. O consumo consciente do chuveiro além de garantir economia de energia elétrica no apartamento também ajuda a consumir menos água.

Já o ferro de passar deve ser utilizado quando a quantidade de roupas for significativa, pois o momento de ligá-lo é onde se consome mais.

Da mesma maneira com a máquina de lavar, junte a maior quantidade possível de roupas dentro do limite de peso do equipamento. E assim, evite fazer várias pequenas lavagens.

 

MANTENHA O FILTRO DO AR CONDICIONADO SEMPRE LIMPO:

Esta dica tem a ver com a saúde dos moradores. Afinal a limpeza do filtro garante a qualidade do ar do ambiente. Mas é importante verificar também os filtros com frequência.

Quando está muito sujo o equipamento tende a necessitar de mais energia para garantir a temperatura no espaço do apartamento.

 

CADA UM PODE FAZER A SUA PARTE!

Estas são apenas algumas dicas, mas que cada um pode verificar com atenção conforme o consumo de energia elétrica no seu apartamento.

Inclusive, quem ainda não realizou o sonho do seu primeiro Apê, aproveita, pois estamos com descontos imperdíveis!

Acesse a aba empreendimentos aqui em nosso site e saiba mais.

Aaah e não esqueça!

Siga a Arcari em nossas plataformas digitais e acompanhe todas as novidades.

Instagram: @arcariempreendimentos

Facebook:  ArcariEmpreendimentosOficial

Te esperamos por lá!

 

#economia #sustentabilidade #apartamentocomsacada #diamundialdaenergia #arcari #dicas #empreendimentos #apartamento #descontos #contribuindoparaoseucrescimentoesustentabilidade #certificados