Dia do hambúrguer: conheça a história da iguaria e formas de apreciar
Um prato que conquista a grande maioria dos paladares – e se torna irrecusável quando faz parte do menu. Isso mesmo, estamos falando do hambúrguer. Essa iguaria foi inventada nos Estados Unidos, por imigrantes alemães que embarcaram no porto de Hamburgo rumo ao continente americano – por isso a semelhança com o nome.
Para celebrar a data que homenageia o hambúrguer (28 de maio), o blog da Arcari Empreendimentos separou algumas curiosidades sobre o prato e dicas de como prepará-lo. Confira:
Quem inventou e como o hambúrguer foi popularizado
De acordo com alguns relatos sobre a história do hambúrguer, ele surgiu no final do século XIX, porém foi popularizado através de redes de lanchonetes especializadas no assunto, no início do século XX, nos Estados Unidos. Em 1904, a iguaria foi apresentada oficialmente ao público americano – prato que, 30 anos depois, se tornaria um verdadeiro símbolo do país. Seu primeiro nome no ‘Novo Mundo’ foi hamburg steak – “bife de Hamburgo (capital da Alemanha)”.
Foi também nos Estados Unidos, em 1921, que surgiu a primeira franquia de lanchonetes com o nome de White Castle, para comercializar hambúrgueres cozidos a vapor e cebola, por apenas cinco centavos de dólar. Assim, por ter um valor bem acessível, logo o hambúrguer se tornou ainda mais popular. Além disso, ele foi criado para suprir uma necessidade da época, onde as pessoas estavam com menos tempo livre para preparar seus alimentos, devido ao grande avanço da industrialização e maior demanda de trabalho.
Como o hambúrguer é visto hoje em dia
Atualmente, esse prato é vendido em franquias espalhadas praticamente em todos os países, mas de diferentes formas. Hoje, as pessoas buscam receitas menos gordurosas e mais equilibradas, com o emprego de insumos mais nobres, combinações criativas e com características gourmet.
Assim, podemos classificar os tipos de hambúrgueres em:
▪ Gourmet: sanduíches que utilizam receitas pontuais, refinadas e que não são encontradas facilmente em nenhum outro fast-food da categoria.
▪ Vegetariano: sem a utilização de carne animal.
▪ Tradicional: utiliza os ingredientes tradicionais, encontrados na maioria dos fast-food da categoria.
▪ Caseiro: feito artesanalmente, geralmente em casa e com ingredientes comprados no mercado ou açougue.
▪ Light: na receita, utilizam-se ingredientes de baixa caloria.
Para fazer em casa
A versão mais tradicional é, certamente, feita com carne moída de boi, mas o prato também pode ser preparado com carnes de porco, frango, peixes ou com legumes, oleaginosas e vegetais. Outros ingredientes como bacon, queijos, saladas e molhos são incrementados ao lanche. Ficou interessado?
Então confira algumas receitas de hambúrguer para um lanche perfeito e profissional neste link que selecionamos: www.receiteria.com.br/receitas-de-hamburguer. Bom apetite!
Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais! Temos muita coisa para compartilhar ????