Dia Mundial do Rock: aumente o som para curtir a data em casa sem atrapalhar o vizinho
Um dos gêneros musicais mais difundidos mundo a fora tem, todos os anos, uma data exclusiva. Para os roqueiros de plantão, o Dia Mundial do Rock é uma ocasião pra lá de especial – afinal, homenageia um conjunto de artistas e canções que atravessam gerações.
Celebrada em 13 de julho, a data é um convite para conhecer um pouco mais sobre a história desse gênero, adicionar as principais músicas em sua playlist e, claro, aumentar o volume para curtir em casa – seguindo algumas dicas para não perturbar a vizinhança, logicamente. Confira a seguir!
Como surgiu o Dia do Rock
A data existe desde o dia 13 de julho de 1985, quando ocorreu o chamado Live Aid, evento realizado principalmente em Londres e na Filadélfia (apesar de contar com alguns shows na Austrália, na Rússia e no Japão também). Foi um festival histórico, idealizado para arrecadar doações para famílias pobres na Etiópia. A produção contou com uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos, resultando em mais de 1,5 bilhão de espectadores – reunindo alguns dos nomes mais memoráveis do rock: Sting, U2, Phil Collins, Dire Straits, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney, Eric Clapton, Mick Jagger e Bob Dylan.
De que forma o gênero musical se desenvolveu
O rock ’n’ roll surgiu entre os anos 40 e 50 nos Estados Unidos, derivado de estilos como o blues e o R&B. De modo geral, o elemento predominante sempre foi a guitarra, mas o contrabaixo e a bateria também cumprem papéis essenciais em muitas bandas de rock. Nos anos 50, o rock começou com ícones do rhythm and blues, como Chuck Berry, Little Richard e o “rei do rock” Elvis Presley. Já nos anos 60, o gênero começou a ser reconhecido com uma forma de contestação política. Aparecem os Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan e Pink Floyd na Inglaterra. Já nos Estados Unidos, surgem Jimi Hendrix, The Doors e Janis Joplin. Aqui no Brasil, rolava a Tropicália, movimento que revolucionou a MPB trazendo artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e muitos outros.
Na década seguinte, o rock dos anos 70 gerou vários movimentos. É então que surge o heavy metal, com nomes como Judas Priest e Black Sabbath. O punk aparece com expoentes como Sex Pistols e Ramones, além de ídolos como Queen e David Bowie. A década de 80, por sua vez, trouxe muitos hinos de bandas como AC/DC, Metallica, Iron Maiden, Bon Jovi, R.E.M e Sonic Youth. Em 1990, os destaques ficaram por conta de Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Megadeth e Green Day. Já o rock do século XXI começou com muita música boa para todos os gostos: de Audioslave à The Strokes, a palavra de ordem é guitarra.
Playlist para celebrar
Músicas do rock internacional
▪ Iron Maiden – The Wicker Man
▪ Led Zeppelin – Black Dog
▪ Black Sabbath – Paranoid
▪ AC/DC – T.N.T.
▪ Motorhead – Ace of Spades
▪ Guns’n Roses – Welcome to the Jungle
▪ Metallica – I Disappear
▪ Slipknot – Duality
▪ Rage Against the Machine – Killing in the Name
▪ Alien Ant Farm – Smooth Criminal
▪ The Who – Won’t Get Fooled Again
▪ Dire Straits – Sultans of Swing
▪ U2 – Elevation
▪ Beatles – Ticket to Ride
▪ The killers – Mr. Brightside
Sucessos do rock nacional
▪ Skank – É uma Partida de Futebol
▪ Ultraje a Rigor – Nós Vamos Invadir sua Praia
▪ Engenheiros do Hawaii – Infinita Highway
▪ Raul Seixas – Eu Nasci há 10 Mil Anos Atrás
▪ Cazuza – Exagerado
▪ Titãs – Sonífera Ilha
▪ Cássia Eller – Malandragem
▪ Ira! – Flores Em Você
▪ Legião Urbana – Será
▪ Barão Vermelho – Puro Êxtase
Dicas para isolar o som dentro de casa
Embora a vontade seja colocar o volume do rádio no máximo, há de se levar em conta as normas de boa vizinhança – especialmente para quem mora em apartamento.
Para tal, seguem algumas dicas:
▪ colocar cortinas em todas as janelas;
▪ espalhar almofadas e puffs pelo chão;
▪ adotar uma cabeceira de parede na cama;
▪ espalhar quadros pelas paredes;
▪ aplicar papel ou adesivo de parede;
▪ investir em placas de Dry Wall (gesso laminado);
▪ vedar portas e janelas.
Curta a data e desfrute do bom e velho rock ’n’ roll!
Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais! Temos muita coisa para compartilhar ????