Saiba como financiar um apartamento com dicas de uma especialista em primeiro imóvel
Diversas situações e fatores interferem e pesam na decisão sobre a hora certa de investir em um apartamento. Desejo de sair do aluguel, de construir uma vida independente ou até mesmo de simplesmente fazer um investimento podem motivar a compra de um imóvel.
Tomada a decisão, surgem muitas dúvidas, principalmente para quem está adquirindo o primeiro apartamento. Algumas dicas simples sobre a burocracia envolvida, por exemplo, podem ajudar a guiar os passos dessa caminhada tão importante! A corretora de imóveis e especialista em primeiro imóvel, Manoela Mignoni, apresenta um resumo das etapas envolvidas e compartilha orientações para auxiliar neste processo. Confira:
Para financiar um apartamento você precisa:
1- Comprovar renda junto ao banco, seja ela obtida com carteira assinada ou trabalho autônomo;
2- Ter 18 anos completos;
3- Estar com CPF sem pendências ou restrições;
4- Não ter compromissos financeiros, como empréstimos ou financiamentos.
Processo resumido: 1º atendimento > conhecendo as necessidades e condições do cliente > simulação de valores > análise do crédito habitacional > escolha de unidade > emissão do contrato particular de compra e venda > assinatura do contrato de financiamento.
Atendimento: o atendimento deve ser feito junto a um corretor ou corretora de imóveis com capacitação. De forma online ou presencial, é este profissional quem vai lhe apresentar qual imóvel se enquadra nas suas condições, como parcela, entrada, taxa de juros e todos os custos envolvidos.
Simulação: apresenta de forma prática como estes valores se compõem no financiamento. Ou seja, mostra a realidade ao cliente. Sendo pronto ou na planta, com estas informações, o cliente decide qual a opção mais lhe agrada ou está dentro de seu orçamento para prosseguir.
Análise de crédito: o cliente apresenta a documentação para os correspondentes bancários ou para o gerente, na agência. É nesse momento que a Caixa identifica as possibilidades de uso do seu FGTS e o tipo de crédito que é mais adequado para você, confirmando os dados da simulação anterior, ou mostrando resultado diferente.
Escolha da unidade do imóvel: é feita de acordo com o interesse do cliente junto à construtora. Pode ser um imóvel que já está pronto ou algum projeto ainda na planta, com prazo de entrega mais estendido.
Emissão e assinatura de contrato particular de compra e venda: este documento mostra todos os acordos feitos entre as partes, formas de pagamento da entrada e todas as responsabilidades que ambos os interessados possuem a cumprir.
Assinatura do contrato de financiamento: ocorre a assinatura do contrato na agência. É necessário registrar o contrato no cartório de imóveis, obtendo a escritura do imóvel em nome do novo proprietário.
Gostou das dicas? Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais para mais conteúdos informativos!