Como incluir hábitos de consumo consciente no dia a dia
Ajustar os hábitos de consumo familiar deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Com as constantes altas na cobrança de energia elétrica e nos preços de produtos essenciais para o dia a dia, poupar virou um verbo colocado em prática na rotina de boa parte das famílias brasileiras.
A economia pode ser obtida de diversas formas: veja algumas iniciativas que você também pode praticar em casa:
Apague as luzes e feche as torneiras
Essa, certamente, é uma das formas mais práticas e objetivas de incluir hábitos econômicos na rotina. Algumas atitudes simples podem fazer com que o consumo seja reduzido. Lembrar de tirar do congelador os alimentos antes de prepará-los para não utilizar o micro-ondas, por exemplo, evita o uso desnecessário do equipamento.
Outro ponto é deixar de secar roupas atrás da geladeira ou posicionar o eletrodoméstico próximo a fogões ou exposto ao sol, pois são maneiras de aumentar o seu consumo de energia – também é importante regular o termostato no inverno.
Retirar da tomada os equipamentos que estão em stand-by também ajuda – bem como ajustar o ar-condicionado de acordo com a estação, para que ele desligue sozinho um tempo depois.
Demorar menos no banho é outra forma de economia, assim como reutilizar a água da máquina de lavar para finalidades de limpeza.
Adquira eletrodomésticos econômicos
Um tópico que se torna relevante e vai ao encontro da dica anterior é prestar atenção ao Selo Procel, que identifica os aparelhos que consomem menos energia. Eles fazem parte do Programa Nacional de Conservação de Energia, que é resultado da parceria entre o Inmetro e o Ministério de Minas e Energia. Além de reduzir os impactos causados no meio ambiente, eles também ajudam a economizar na conta de luz e fazem bem ao bolso.
Organize as compras
As idas ao supermercado são um convite à tentação do impulso por comprar itens sem tanta necessidade. Por isso, é importante organizar uma lista com produtos que realmente sejam necessários. Além disso, uma lista possibilita pensar com mais calma em verduras, legumes e frutas, por exemplo, estabelecendo em quais quantidades eles devem ser adquiridos e, assim, evitando que os alimentos estraguem pelas grandes quantidades.
Reaproveitamento é a palavra-chave
Da cozinha ao banheiro, existem diversas formas de reaproveitar produtos que seriam descartados. Cascas de alimentos, por exemplo, podem ser usadas para o preparo de receitas, já que são riquíssimas em nutrientes. Existem também ótimas opções para usar as sobras do almoço de domingo ou mesmo das festas – basta procurar na internet receitas com os produtos disponíveis naquele dia.
Além disso, é possível pensar em otimizar objetos, como utilizar uma caixa de presente como porta-objetos.
Aproveite as facilidades tecnológicas
Em tempos de consumo consciente, colecionar comprovantes de compras no cartão ou vias de pagamento impressas é algo desnecessário. Afinal, aplicativos, sites e e-mails cumprem muito bem essa função.
Além de ser um hábito consciente, utilizar a tecnologia para organizar os gastos mensais pode ser muito útil para manter um bom controle financeiro.
Gostou das dicas? Então acompanhe as redes sociais da Arcari Empreendimentos e fique por dentro das novidades!