Mitos e verdades sobre criar filhos em apartamentos.
Há fatores positivos que ajudam no desenvolvimento dos “filhos de apartamento”, mas isso também depende da presença e apoio dos pais
Há no imaginário popular uma crença pela qual criar o filho em apartamento é prejudicial ao desenvolvimento social e à própria saúde, física e emocional, da criança. Especialistas sustentam que, cada vez mais, a criação dos filhos em apartamento deixou de ser sinônimo de educação indoor, com falta de liberdade e oportunidade de socializar com outros pequenos.
A maioria dos condomínios, especialmente aqueles construídos mais recentemente, oferece amplas opções de lazer em suas áreas externas. Além disso, a segurança desses ambientes traz mais tranquilidade aos pais, que podem deixar os filhos, por mais tempo, se divertindo em um espaço monitorado. Acima de tudo, a criação dos filhos é uma missão que cabe aos pais. Por isso a necessidade de estarem presentes em todos os momentos e situações, oferecendo aos filhos todas as oportunidades possíveis para o seu bem-estar. Mas, ao mesmo tempo, cuidando e estabelecendo regras para que tenham bom comportamento social, boa saúde psicológica e emocional e desfrutem de segurança.
O apartamento diminui o potencial de socialização da criança
MITO – Mesmo residindo em um apartamento, a capacidade de socializar não fica inibida, considerando que os pais podem dedicar espaço de tempo, diário, para que os filhos interajam com outras crianças do condomínio. Além disso, a socialização também se dá com outros moradores do mesmo andar, membros da família, na creche ou na escolinha.
O apartamento oferece maior segurança
VERDADE – Não restam, dúvidas sobre o fato de um apartamento dar mais tranquilidade aos pais, principalmente no caso de filhos pequenos. O risco de acidentes, nas ruas, fica bastante reduzido, principalmente quando os pais são zelosos e dedicados e não expõem os filhos a riscos desnecessários.
O apartamento reduz a capacidade de ela praticar exercícios físicos
MITO – As crianças, criadas em apartamentos ou em casas com pátios amplos, devem ser orientadas pelos pais a praticarem brincadeiras em que ocorra queima de energia. Pedalar nas ruas do condomínio, jogar bola e brincar de pega são apenas algumas das atividades que podem – e devem! – ser praticadas. E os pais têm o dever de estimular seus filhos neste sentido.
O apartamento oportuniza uma melhor relação familiar
VERDADE – A proximidade com o pai, a mãe, os irmãos, limitada ao espaço de um apartamento, geralmente não muito grande, estimula a conversação familiar, a discussão de temas de interesses comuns, a distribuição de tarefas e o estabelecimento de regras. Se houver um senso comum estabelecido a partir do diálogo, o nível da relação familiar será elevado. E isso é muito bom para a formação da criança.
O apartamento estimula a obesidade pela proximidade da fonte de alimentação
MITO – Uma criança bem-educada pela mãe e pelo pai, não invade a geladeira e nem come guloseimas a toda hora. Pelo contrário, havendo o estímulo dos pais para que a as refeições sejam saudáveis e feitas na hora certa, os filhos se desenvolverão com saúde e cientes da importância que têm os alimentos certos, nos horários corretos.
O apartamento estimula a organização
VERDADE – O espaço, geralmente reduzido, de um apartamento, é uma razão a mais para que a criança seja criada tendo a real percepção da importância que tem a organização. Importante que os pais estimulem, por meio de regras e condutas, que os filhos mantenham os brinquedos dentro das caixas, não espalhem roupas pelo corredor e nem deixem toalhas molhadas sobre a cama. A organização para a vida começa nos pequenos detalhes.
O apartamento fomenta a alienação
MITO – A percepção de muitas pessoas de que uma criança que mora em apartamento tende a ser mais alienada já que dedica mais tempo, por exemplo, aos jogos no computador, não espelha a realidade. A rede mundial de computadores existe tanto para o bem quanto para o mal, e cabe aos pais – mais uma vez a eles! – ensinar aos filhos o que é certo e o que é errado. É importante cuidar para que as crianças dediquem tempo ao estudo, tenham lazer e convivam com outras de idades iguais ou próximas, e só depois dediquem algum tempo, pré-estabelecido, para navegar e jogar no computador.
O apartamento facilita o aprendizado
VERDADE – O convívio com os membros da família, o regramento estabelecido por pai e mãe, ajuda no processo de aprendizado dos pequenos. As tarefas de escola devem ser cumpridas, e os pais precisam acompanhar e fiscalizar se estão sendo feitas, realmente, e até ajudar os filhos no esclarecimento de dúvidas que eles podem ter em determinados temas.
Conheça os nossos empreendimentos e realize já o seu sonho!
Curtiu o post? Então nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como esse.
Te esperamos por lá!